-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

sábado, 31 de dezembro de 2011

A caminho do pinhal anos 50


Fotografia dos anos 50 ,de mulher a caminho do pinhal para recolher aguilhotas(caruma).Leva o burro com uma albarda em madeira que servia para transportar os molhos de aguilhota e um ancinho com dentes de ferro para a juntar.

A tomar banho no Rio da Areia nos anos 50

Foto dos anos 50, para estes dois irmãos ,Leonor e Fernando Carolino, a praia estava ali a meia dúzia de metros de sua casa e aquelas águas límpidas do Rio d'Areia, eram um convite apetecível para uma banhoca até pela quietude do leito daquele que foi o encanto de todos os Valadenses de e outras pessoas que por cá passaram.!
                                              

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Na Ponte do Cardeal nos anos 40

Fotografia dos anos 40 da antiga estrada que ligava o  Valado a Alcobaça, nos anos 50 foi substituída pela que actualmente serve estas localidades. A importância da construção da nova estrada foi grande, já que por vezes transito tinha que esperar muito tempo durante o dia, porque os muitos comboios que  circulavam na linha do Oeste, obrigavam ao encerramento das cancelas frequentemente. Na foto podemos ver o rio d'areia bem tratado e do lado esquerdo a fábrica de serração ,então do Eng.Silvino Brilhante Periquito ,depois do José Vieira Catarino e por fim dos Pedros Lª. As pessoas da imagem já passaram a Ponte do Cardeal uma ponte histórica que deveria ser preservada e não deixada ao abandono em que se encontra.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A cozer pão nos anos 80


Fotografia dos anos 80, Amélia Moreira "Mãe" e Lena Moreira " Filha" estão a cozer o Pão  .
A ti Amélia de certo ensinou ás filhas o que sua mãe lhe ensinara . Muitas vezes dentro daquela massa iam nacos de toucinho e outras "guloseimas " que faziam a delicia de quem as comia.

De bicicleta até ao Valado nos anos 30

Amélia Lopes  nos anos 30 como a foto documenta era uma rapariga bonita e desinibida para quem a bicicleta  era a companheira e transporte desde o Chalet das matas florestais, onde seu pai fazia serviço como mestre Florestal "o mestre Lopes", para vir até cá acima ao Valado. Hoje já entrada nos 90 ainda é uma Senhora com boa presença.

Rio das Azenhas no inicío do Séc. XX


Fotografia do inicio do do Século XX, do rio das Azenhas e da ponte da estrada nacional que liga o Valado à Nazaré, perto da chamada "Casinha Velha".
A fotografia como mais algumas que temos publicado neste blog é de Álvaro Laborinho fotógrafo amador Nazareno que entre os anos 10 e 40 do Séc. XX fotografou como ninguém a Nazaré, especialmente a praia o mar e os pescadores.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Capela do Monte S. Brás em 1993



Fotografias de 1993 da capela do Monte S.Brás que na época se encontrava ao abandono. No interior da capela encontram-se duas sepulturas tapadas por lajes, sendo uma de uma senhora brasileira chamada Joaquina Abreu e outra do ermitão Manuel que lá viveu entre 1840 e 1856 o seu funeral foi acompanhado pela Banda da Nazaré e mais de 500 pessoas.

Pintores da Fábrica Pereira e Lopes nos anos 40


Fotografia dos anos 40 de pintores da Fábrica Pereira e Lopes ,nos primeiros anos de funcionamento, esta empresa foi a primeira fabrica de faianças do Valado e abriu em 1944 tendo encerrado em 2007.

Lavadeiras nas Àguas-Belas nos anos 60


Fotografia dos anos 60 nas Àguas Belas ,com as lavadeiras no tanque ao lado do riacho

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Nas Festas do Sitio nos anos 30


Fotografia dos anos 30, num fotógrafo nas Festas do Sitio, Delfina ,Hermínio Patareco , Petronila Antunes , Zé Amado ?, e Mariazita. As Festas da Senhora da Nazaré além da parte religiosa,têm uma parte de festejos populares que sempre atraíram os Valdenses, que por vezes aproveitavam para tirar uma fotografia para recordação, o que ainda não era possível fazer na terra.

Festas de Julho nos anos 60


Fotografia dos anos 60 de grupo de jovens com um tabuleiro na Festas do Santíssimo,na foto
Na frente: Isabel Ferreira, Isabel Moiteiro , Ana Condinho ; ? , e Teresa Lopes .
 Atrás , Nazaré , Conceição , M. Anjos , Palmira  , e Fernanda Azevedo

domingo, 25 de dezembro de 2011

Elementos da Junta de Freguesia em 1942

Recorte de jornal de 1942 dos elementos da Junta de Freguesia, com texto de Júlio Trindade.

No pátio das escolas nos anos 50


Fotografia dos anos 50 no largo onde mais tarde foi construída a escola primária, Arménio, Ana Maria, e Etelvina.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Um casal ao espelho nos anos 40

 Fotografia dos anos 40 do casal, Preciosa e Eduardo Lopes fotografia tirada a um espelho, pode ver-se a máquina fotográfica e a mão do fotografo,esta foto revela todo o lado artístico do Eduardo.

Licença anual de isqueiros em 1970


Licença anual de isqueiros em 1970 custava ao utilizador 60 escudos uma pequena fortuna nesses tempos, a ditadura de Salazar, para proteccionismo da Sociedade Nacional de Fósforos,empresa privada,criou esta taxa e quem fosse apanhado pela policia a utilizar um isqueiro sem licença pagava uma multa ainda maior.Nos dias de hoje o protecionismo ainda é maior empresas como a Galp e Edp entre outras aplicam preços no mercado agiotas devido á complacência dos Governos, e quem paga é o "Zé Povinho".

Cautelas de 1993 com paineis da Estação



Fotografias de 1993,  de cautelas da Lotaria Popular com dois dos painéis de azulejos da Estação do Valado, em cima uma pintura da Nazaré em baixo o Mosteiro de Alcobaça.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Familia Marques nos anos 30


Fotografia dos anos 30 da família de António Ruivo Marques que foi mestre nos Serviços Florestais no Valado de onde era natural e exerceu também aquele cargo na Marinha Grande

Teatro no Cento Social nos anos 50




    Fotografias dos anos 50 de represenração teatral das alunas do Centro Social.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Excursão a Fátima nos anos 90


Fotografia dos anos 90 de excursão a Fátima, na foto em cima, Estreito, JoséLopes, M.Caté, A.Xecha, Zé Jordão, PapaLitos, Amaral, Zé Mangueira, Octávio, A.Gouveia e Artur Pelado.Na  2ªFila-A.Ratinho, Maria Plangana, ? , Zé Caté,  ? , A.Abegão, Rogério e  Zé B.Caçador. Na 1ª fila- ? ,Maria , Carminda, Júlia Malhoa, ?, ?, ? , Alice , Zé Boleixa, Geada . Margarete,Tito, Badeleira, Mariazita, Petronila e Carlos Varela.

O último Moleiro do Valado nos anos 70


Fotografia dos anos 70 de António "Patareco" no rio em frente do seu moinho, foi o último moleiro do Valado, e o último moinho de água dos muitos que existiam nos rios do Valado a moer

Grupo de Valadenses em passeio nos anos 70

Fotografia dos anos 70 de um grupo de Valadenses, Carminda Ratinho, Mariazita, Emília Canoa, Petronila Marques , Ana Maria e Pedro Calado entre outros.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Furador antigo


Gatear Loiça Partida

Há muitos anos que este utensílio, ferramenta ou o que lhe queiram chamar, faz parte dos utensílios que avivam as minhas memórias e me transportam à minha meninice.
Nos meus três ou quatro anos de idade, parei muitas vezes para ver o especialista usar este antecessor do berbequim, abrindo furos onde depois encaixava os gatos, para reparar loiça, que por ser cara comparando com o que ganhava um trabalhador do campo, não se podia deitar fora.
Outros tempos... nem melhores nem piores, apenas outros tempos com outros valores...alguns perdidos, como a utilidade desta ferramenta.
Quando e se entenderem que poderão ser postadas fotografias não só de
pessoas, e queiram utilizar estas, disponham. 

 Aproveito para desejar a todos os Valadenses um Natal feliz com muitas brindeiras (alguns possivelmente já não sabem o que são brindeiras)e um 2012... que se passe.

Alberto Nascimento

Fotografia e texto  enviados por mail por Alberto Nascimento, o que agradecemos


Fotografia de um alguidar em barro vermelho,onde foram aplicados grampos ou gatos, o furador da foto anterior servia para furar de forma manual a cerâmica, para depois introduzir os gatos, unindo assim as rachas existentes.

Dois irmãos nos anos 60


Fotografia dos anos 60 de Elsa com o irmão José ao colo no jardim que existia em frente do Centro Social.

Lavadeiras no rio do Moinho do Patareco anos 70


Fotografias dos anos 70 de lavadeiras no rio do Moinho do Patareco, Teresa Jordão e outras trocendo a roupa enquanto o moleiro António Patereco observa.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Casamento da Perelina e Manuel P.Ruivo


Fotografia do casamento de Perelina e Manuel Ruivo entre os convidados , João "Pão Duro", Alexandre Sorraia ,Trindade , Emídio Marques e mulher, Petronila, António Ferreira, Zé "Esticadinho", Perelina e o pai, Manuel Feteiro, Lidia "Jardineiro",  António Marques, Jacinto Saloio "Preto" , Eduardo Gouveia, Lurdes Ferreira e Manuel Marques entre outros.

Variedades musicais no Clube Valadense anos 60


Fotografia dos anos 60 na sala do Clube Valadense de um espectáculo de variedades musicais como se dizia na época. A Zézinha Varela apresenta o Armando Condeixa para mais uma canção.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Excursão de Valadenses a S.Luzia anos 60


Fotografia dos anos 60 de excursão de Valadenses a Viana do Castelo, na escadaria da Igreja de S. Luzia, José Caçador e filha, Tito Jordão, Jacinto, Afonso Aires , Elisa Martins, António Zé , Angelina e João Zarro, Cremilde, Graciete , Zé Caté e mulher, Adília , Isabel , Alda e Aníbal, António Ruivo, José Ricardo, José da L.Silva, Joaquim Marques , Elsa Caçador , Joana  e outros.

Jovens Valadenses em passeio anos 80


Fotografia  de Jovens Valadenses em passeio anos 80, José Manuel, Maria Carmo, Laura, Rui Santos,Inês, Celeste Boleixa, Teresa Jordão

Cortejo de 1952 carro da Quinta do Campo


Fotografia de 1952 do cortejo de ofertas para o Hospital do Sitio, carro com ofertas da Quinta do Campo, à passagem pela zona da cerâmica, conduzido por José Dionísio e o feitor José Calado ao lado do carro.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Sócios e directores da 1ª direcção da BIR


Fotografia de 1933, de sócios e directores da 1ªdirecção da Biblioteca Educativa Valadense  BIR, os irmãos, A. Maria e João das "Gaiolas", Álvaro Gomes Ferreira "Maneta", primeiro presidente, Victor Pais Silvestre, tesoureiro,   ?  , e  Xico "Bonito".

Tito e Mariazita nos anos 80


Fotografia dos anos 80 no pátio de casa ,Mariazita e Tito "Patareco".

Casamento da Mariazinha e Jacinto anos 60


Fotografia do casamento da Mariazinha e Jacinto Casaleiro anos 60,pode ver-se o antigo altar môr da Igreja antes das obras dos finais dos anos 60 que o destruiram.

Futebol de Salão no Centro anos 70


Fotografia dos anos 70, depois de 74, basta olhar para o barbaças , no ringue do Centro Social, José "Padeiro", José Varela, António "Alho", em baixo Maurício, Armando, Álvaro. Este espaço desportivo foi edificado ,no inicio dos anos 70 para substituir a extinta Esplanada que funcionou nos anos 60, administrada pala BIR.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Monte de S. Bartolumeu no inicío do SéculoXX


Fotografia do inicio do Séc.XX do Monte de S.Bartolomeu, onde existe uma capela mandada construir no final do Séc.XIX., e é local de devoção das populações do Concelho da Nazaré.

Homenagem aos combatentes da Guerra Colonial em1970


Fotografia de 1970 na sala do Clube Valadense, de homenagem aos combatentes da Guerra Colonial , que levava já 10 anos de guerra, Zézinha Varela ,Joaquim Elias, António Gamelas(regedor), e José Guilhermino (Presidente da Junta).

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mercado semanal da Nazaré nos anos 30


Fotografia dos anos 30 do mercado semanal na Nazaré, era Verão, já que as barracas estão na praia.A praça estava bem composta, alguns destes vendedores eram do Valado, já que este mercado foi durante muitas décadas um dos mercados regionais onde os agricultores do Valado vendiam os seus produtos.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Dois irmãos nos anos 30


Fotografia dos irmãos, António Calado , Berta , na quadra carnavalesca  dos anos 30 do século XX com trajes tipicos do Valado.

Serviços Públicos da Freguesia em 1944


Recorte de jornal de 1944, trinta e dois anos depois de Freguesia do Valado ter passado a integrar o Concelho da Nazaré, onde são descriminados os lugares da freguesia e os serviços públicos.Nos anos 80 por deliberação da Assembleia Municipal da Nazaré parte desses Lugares, como as Águas Belas foram amputados ao território da freguesia. Agora 100 anos depois por deliberação do actual governo, e por imposição do capital agiota estrangeiro a Freguesia de Valado dos Frades vai provavelmente ser extinta , e integrada na freguesia da Nazaré, sem que se veja por parte da população do Valado nenhum tipo de contestação.Embora as Juntas de Freguesia em Portugal tenham um poder diminuto, podem manifestar junto das Assembleias e Câmaras Municipais, os anseios e necessidades das populações locais, o que é  relevante num regime democrático. As Juntas de Freguesia devido à proximidade são um apoio importante especialmente aos mais idosos, numa época em que cada vez mais vivem sozinhos ,muitas vezes a centenas de km dos familiares mais próximos.Os ganhos económicos que o estado tem com a fusão das freguesias é irrelevante, comparado com os cortes que podiam ser feitos em outras áreas da Administração Pública, como por exemplo nas reformas dos presidentes de Câmara, deputados e ex-governantes, que as recebem sem terem chegado ainda à idade de reforma do geral dos Portugueses. Já a fusão de Municípios poderia ter alguma economia de escala , melhoria dos serviços e redução de custos ao País, mas fazer isso é politicamente muito mais difícil, por isso o governo optou pelo mais fácil acabar com mil e tal Freguesias, algumas com milhares de habitantes.

José Fernando Ribeiro

Na Estação do Sobreiro nos anos 60

António C. Carolino , à esquerda  no seu trabalho na Estação do Sobreiro em Alcobaça, nos Serviços de Investigação Florestal -foto dos anos 60.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Exposição em 1970 sobre a Guerra Colonial


Fotografia de 1970 de exposição sobre a Guerra Colonial na Junta de Freguesia , promovida por ex-combatentes, nas paredes várias fotografias sobre a guerra na mesa várias peças de artesanato das ex-colónias trazidas pelos militares. Um capelão militar, Pe. Afonso, José Guilhermino na época presidente da Junta, Jaime Varela, Herculano, Adriano Rebelo, Amílcar Gaspar, Rogério "Mauricito", ?, José da "Russa". Nesse tempo grande, grande era o Império... mas começava a definhar !

Nas eleições de 1995


Fotografia de 1995, na escola primária no dia das eleições presidensiais , Arlindo, Carlos e Xico "Ferrador".

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

No Bar da BIR à noite nos anos 70

No Bar da Biblioteca Instrução e Recreio nos anos 70 ,certamente depois de bebidas umas garrafinhas de água das pedras... sim , para acalmar as cervejas antes bebidas , Milito , Toino Aioé e o  Zé Sem-Elas,  preparam-se certamente para irem à deita.

Porta Centenária de edificio do Séc. XIX



 Porta centenária de edifício mandado construir pela família de Ana Trindade no Séc.XIX., ela oriunda de S.Tomé com interesses no comércio de café e cacau e que se estabeleceram no Valado.


Fotografia de 1912 ,pode ver-se a Igreja  o edifício de Ana Trindade e parte da porta. Este edifício do Séc. XIX, é o único edifício apalaçado existente no Valado,com excepção do palácio da Quinta do Campo.

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt