-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

A Festa da Matança do porco

Nos anos 40 matança do porco em casa de Manuel Gaspar,A.Chapita e desconhecido seguram o porco,A. Moléstia,Júlia, F. Ribeiro,Luisete,Maria, Etelvina,M. Fernando, e Fernanda Ribeiro.
Nos anos 80 Victor Santos e a família na matança do porco,o sogro já com o maçarico pronto a chamuscar o porco,a Berta ,o Nelson a M. do Santiago,A. Barril e outros.
         Nos anos 70 José Ferreiro prepara-se para amanhar o porco

A família de José Ferreiro com o porco já amanhado,Casimira A. Grande e Laurinda posam para a fotografia.

A lavagem das tripas no rio, para fazer as afamadas chouriças e morcelas do Valado,Emília Bispo e a filha Bertina

A matança do porco desenho de Joaquim Pica Pau que ilustra bem uma das festas mais típicas e genuínas das tradições das famílias portuguesas de norte a sul do litoral ao interior quase em extinção devido a leis proibitivas da União  Europeia que os portugueses não entendem muito bem.                                                 

A tão tradicional Matança do Porco que durante anos e anos até há bem pouco tempo era uma festa com a família na ajuda na lavagem das tripas,enchimento das morcelas e das chouriças e, claro está no almoço,e jantar. Mas o primeiro momento era no que a foto documenta . A morte do animal aqui nas mãos de especialistas nestas andanças.
O Tito matou ,O Fernando ,chamusca a maçarico ,e o Octávio já prepara a faca para começar a raspar .


A matança era uma das mais significativas festas pagãs a mais tradicional do país, de Norte a Sul, do interior ao litoral, unindo as famílias e incentivando o convívio com os vizinhos e amigos, embora esteja ligada aos cristãos que, dentro das religiões monoteístas, são os únicos que comem carne de porco,o que se compreende na medida em que a carne de porco e a batata eram a base essencial da alimentação do Portugal rural até aos anos 8o.
Matavam-se tantos mais porcos quanto o estatuto social e a condição financeira o permitiam: a riqueza das famílias avaliava-se pelo número de porcos que se matavam.
A carne era racionada de modo a durar todo o ano, até á próxima matança.
Os porcos eram criados e alimentados com refeições à base de batata, milho, legumes e o farelo, e viviam nas cortes, por baixo ou nas traseiras da casa de família.
A matança tinha lugar no Inverno, altura em que as actividades agrícolas estão reduzidas ao mínimo e a temperatura fria permitia a conservação da carne. O dia da matança, para além dum específico cerimonial, era um autêntico dia de festa, num ambiente de folia e de aproximação ritual da família e da comunidade.
A matança resultava, assim, da conjugação de muitos e distintos factores, e desempenhava uma função social relevante nas comunidades rurais, fortemente estruturadas e rica de tradições.
Na matança do porco, estão presentes para além do agregado familiar, os convidados amigos,e parentes.
A festa começa com o ritual de «matar o bicho» com aguardente, boroa, figos, chouriço e vinho tinto.
O matador, conduz o bicho para cima de um banco, e com um golpe profundo por baixo do pescoço ou utilizando um cebolão (ferro aguçado) directo ao coração do bicho consumava a morte e o sangramento, que é guardado em alguidares. De seguida é chamuscado com carqueja ou outras plantas secas, segue-se a lavagem e raspagem em que se usavam telhas de barro para raspar a pele do porco, e água.
Quando esta operação terminava, começava a abertura, sendo o porco pendurado com a cabeça para baixo, para se tirar o couracho, o sub-ventre, o unto, o fígado, os rins, o coração, o bucho e as tripas.
Era tradição uma refeição de trabalho festiva no dia da matança, constituída pelos produtos perecíveis, como o sangue, fígado, e os pulmões.
No dia seguinte tinha lugar a desmancha da carcaça, quase sempre 24 horas depois do porco ser morto, as carnes eram repartidas e salgadas. Faziam-se os chouriços e morcelas de arroz tão típicas do Valado , aproveitando as tripas previamente bem lavadas no rio da Areia e cortadas em tamanhos convenientes. Nas refeições desse dia já entravam as carnes grelhadas ou guisadas as morcelas de arroz o vinho tinto não podia faltar.
As chouriças depois de feitas eram postas por cima da lareira em paus delgados, e eram curadas com fumo durante 3 ou 4 semanas.
Hoje em dia praticamente já não se fazem matanças do porco em família,devido a imposições e regras vindas da da União Europeia,matança do porco como espaço social faz parte da nossa riqueza patrimonial mas infelizmente está em extinção.

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt