-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

O Valado e as Faianças no século xx-Pereiras Lda

Faiança - louça fina obtida de pasta porosa cozida a altas temperaturas, revestida de esmalte sobre ou sob o qual se pode pintar com tintas de oxidos


A Faiança decorativa instalou-se em Valado dos Frades nos anos 40 do século XX, por influência das fábricas Raul da Bernarda e Olaria de Alcobaça do vizinho Concelho de Alcobaça, fabricando no inicio uma louça idêntica á dessas fábricas, conhecida como Louça Regional de Alcobaça.A primeira fábrica chamava-se Pereira & Lopes Lda,foi fundada em 1944, por Álvaro Marques Pereira, José Pereira, e Eduardo Lopes.
Alguns anos depois passou a chamar-se Pereiras Lda ,nos anos 60 apareceram outras fábricas como a Louçarte,e a Valarte,(também a fábrica de porcelanas SPAL) , o que deu oportunidade a centenas de pessoas a largarem a tradicional agricultura e tornarem-se operários cerâmicos.Nos anos 80 com o aumento da procura nos mercados externos das faianças Portuguesas , surgiram dezenas de pequenas fábricas,que não vou nomear para não me esquecer de nenhuma .No inicio do século XXI com a globalização e a crise internacional as fábricas de faiança fecharam quase todas resistem a Farval e a Soldecor.

Todas as peças de Faiança em baixo foram fabricadas entre a decada de 40 e a decada de 60 do século XX na fábrica dos Pereiras no Valado,algumas ainda cozidas em forno a lenha são do inicio da fábrica


Clique nas fotografias para as ver maiores

Fábrica dos Pereiras-Valado

Fotografia de Eduardo José da Silva Lopes nos anos 30, ainda na Escola Industrial, foi sócio fundador em 1944  no Valado da primeira Fábrica de Faianças, a Fábrica Pereira e Lopes , depois da sua saída passou a chamar-se Pereiras Ldª., nos primeiros tempos da fábrica além de a dirigir a produção era modelador e pintor.


Na fotografia duas peças de sua autoria um Churchil em gesso ,cujo inseparável charuto não aparece na mão...partiu-se, e um candeeiro em cerãmica com a forma de um peixe.

Anúncio  publicado no Jornal Comércio de Alcobaça em 24 de Abril de 1951.


 Peça de faiança(35cm altura*38cm Diam.) produzida no inicio dos anos 40 na fábrica Pereira e Lopes (Pereiras) no Valado. A forma da peça será...a primeira forma da fábrica, já que vem assinala da com o nº 1 no fundo da peça, a pintura executada por Américo Ribeiro com o brasão dos Reis de Portugal, no estilo da louça azul de Alcobaça é provavelmente do inicio da produção da fábrica.Esta peça foi encontrada na Feira da Ladra em Lisboa há alguns meses e depois de mais de 65 anos regressou ao Valado.

                          
                               Parte de trás da mesma peça com um estilo de pintura idêntico


Fundo da mesma peça com a marca P.L. Lda, ainda sem o pinheiro com que esta empresa marcou durante anos as suas faianças, a assinatura do pintor Américo Ribeiro e o nº da peça  1


 







































Operários da fábrica Pereira & Lopes em 1949, Claru, Sebastião, ? Zé Romão ,? ,Anibal Lopes ,Américo Ribeiro ,em baixo, Joaquim Leonardo, filho e Pai,Alberto Toti e José Elias.

Fotografia dos anos 60 na Fábrica Pereiras, quatro jovens pintores decoram peças de faiança,Teresa ,São , Carlos Matias e a Elsa.


Fotografia dos anos 60,um grupo de jovens trabalhadores cerâmicos, a caminho da fabrica dos Pereiras.  Na foto : Teresa, Floranda, João Vidinha  Berta, Teresa, Lena ,David e o Antonio .

Fotografia dos anos 40 de pintores da Fábrica Pereira e Lopes.

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt