-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Escola Primária no Valado em 1928


Esta fotografia dos alunos e professores em 1928 em frente da escola primária do Valado mostra bem as condições  em que era ministrado o ensino primário em Portugal  na época, para os poucos que a ele tinham acesso                                                         


Em Portugal, as escolas primárias eram os estabelecimentos de ensino primário (básico).
As escolas primárias eram escolas de proximidade, distribuídas por todos os bairros urbanos e aldeias rurais. Por isso, eram estabelecimentos de pequena dimensão que podiam ter uma apenas única sala de aula, normalmente nunca ultrapassando as oito.
Até à década de 1930, não existia uma tipologia fixa de modelo de escola primária, sendo as mesmas construídas com caraterísticas que variavam de escola para escola. Nessa década foram aprovados projectos-tipo de escolas regionalizadas, destinados a serem aplicados a todas as construções escolares, que estariam na génese do Plano dos Centenários.
Na década de 1940, o Estado Novo lançou o Plano dos Centenários, um programa de construção escolar em massa que tinha como objectivo permitir a todas as crianças portuguesas dispor de uma escola primária ao seu alcance, permitindo aumentar o nível de educação da população. As escolas do Plano dos Centenários foram construídas segundo modelos tipificados, adaptados às condições locais, que aliavam a funcionalidade à arquitetura tradicional portuguesa. Até à década de 1960, foram construídas mais de 7000 destas escolas, passando a existir pelo menos uma em quase todas as localidades do país, o que as transformou numa imagem de marca de Portugal.
A partir do início da década de 1970, em substituição do modelo de escolas do Plano dos Centenários, começaram a ser construídas escolas primárias segundo o modelo conhecido por projecto P3 ou escola de área aberta. Estas novas escolas eram substancialmente diferentes das anteriores, seguindo um modelo arquitetónico de origem escandinava. Este tipo de escola também se generalizou, com muitas povoações do país a terem um ou mais exemplares.Nos dias de hoje estão a ser construídos centros escolares de maiores dimensões,e de melhores condições com cantinas e salas de aula com tecnologias adaptadas ao ensino primário de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt