Fotografias de Pessoas, Edifícios,Acontecimentos e Lugares de Valado dos Frades durante o Século XX
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
O tesouro escondido pelos frades de Alcobaça
Reza a história, que por baixo deste carvalho centenário que está plantado perto do Clube Recreativo Valadense os Frades do Mosteiro de Alcobaça esconderam o tesouro do Mosteiro por altura das invasões Francesas 1807-1810,os Franceses saqueavam tudo por onde passavam e os frades trataram de por o seus tesouros a salvo,a noticia do tesouro enterrado pelos frades espalhou-se pela região, e nestes últimos 200 anos muitos Valadenses pela calada da noite escavaram muitos buracos ao redor deste carvalho tentando encontrar o tesouro,se alguém o encontrou nunca disso deu noticia, mas se o carvalho falasse muitas estórias de cavadelas á sua volta podia contar e se calhar até nos podia dizer se alguém encontrou o tesouro. Se só agora soube desta estória aproveite uma noite de lua cheia nunca se sabe se é a sua noite de sorte.
Em 1807, Napoleão Bonaparte ordenou a invasão de Portugal, e subsequentemente a Família Real procurou refúgio no Brasil. Esta seria, aliás, uma das causas da declaração da independência do Brasil pelo Infante D. Pedro em 1822, depois de uma revolução liberal em Portugal.
Primeira invasão
Sob o comando de Junot, as tropas francesas entraram em Espanha a 18 de Outubro de 1807, atravessando a Península e chegando à fronteira portuguesa a 20 de Novembro. Sem encontrarem qualquer tipo de resistência, chegaram a Abrantes no dia 24, a Santarém a 28, e finalmente a Lisboa no dia 30. O exército anglo-português consegue derrotar os franceses nas Batalhas da Roliça e Vimeiro.
Segunda invasão
A segunda invasão foi comandada pelo Marechal Soult. Enquanto ainda decorria a primeira invasão, . Os franceses imediatamente ocuparam o norte do país, chegando ao Porto a 24 de Março.
Os portugueses e britânicos derrotaram Soult na Batalha do Douro, reconquistando o Porto a 29 de Maio e forçando os franceses a retirar para a Galiza.
Terceira invasão
Em 1810, comandados pelo Marechal André Massena, os exércitos franceses invadiram de novo no norte do país, conquistando Almeida em Agosto e partindo rapidamente em direcção a Lisboa. O exército de Massena encontra os britânicos e portugueses na Batalha do Buçaco onde perdem, mas, reagrupando rapidamente, flanqueiam as forças anglo-portuguesas e marcham para a capital. Os exércitos aliados, regressam também rapidamente ocupando os seus postos nas famosas Linhas de Torres Vedras, um sistema defensivo brilhante montado pelos britânicos com a ajuda da população local. Os franceses chegam às Linhas a 14 de Outubro e são derrotados e forçados a fugir do país.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Envio de Fotografias por mail
Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:
jfernando-sol@netvisao.pt
jfernando-sol@netvisao.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário