-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

domingo, 20 de março de 2011

Transporte de vinho nos anos 50


Fotografia do Verão de 1956, tirada por um turista Francês, que muitos anos mais tarde a fez chegar ao Valado através de um emigrante Valadense. Na foto no alto da Pederneira ,Mauricito ao comando do carro de vacas que transportava uma pipa de vinho desde a casa de Mauricio Santos até à Nazaré.Como ficariam hoje contentes os ecólogistas com este tipo de transporte ,em que o combustível era erva, e producto transportado era produzido só a 5 Km.

A Ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas, ou seja é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego “oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive.

O cientista alemão Ernst Haeckel, em 1869, usou pela primeira vez este termo para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt