-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Á porta do regedor nos anos 40


Fotografia dos anos 40, Manuel Gaspar o regedor ao centro, à sua direita Afonso Venâncio , José Sequeira, João Santos, à sua esquerda Etelvina ,José Guilhermino , António Rebelo e ?.
A figura do regedor de freguesia foi extinta na sequência da introdução da Constituição da República Portuguesa de 1976.



Em Portugal, entre 1836 e 1976, o regedor era um funcionário público que representava a administração central junto de cada freguesia.
As reformas administrativas de Mouzinho da Silveira levaram à introdução da freguesia ou paróquia civil, como subdivisão administrativa do concelho, em 1832. Cada paróquia teria um orgão de administração local eleito (a junta de paróquia) e um magistrado administrativo representante da administração central (o comissário de paróquia).
O Código Administrativo de 1836 substituiu o comissário de paróquia pelo regedor, com competências semelhantes
A última regulamentação dos regedores, foi estabelecida pelos códigos administrativos de 1936 e de 1940. Os regedores deixaram de ter o estatuto de magistrado administrativo, passando a ser os representantes dos presidentes das câmaras municipais e nomeados por estes - salvo nos concelhos de Lisboa e Porto, onde seriam nomeados diretamente pelos governadores civis. Incumbia aos regedores: cumprir e fazer cumprir as ordens, deliberações e posturas municipais e os regulamentos de polícia, levantar autos de transgressão sempre que necessário, auxiliar as autoridades policiais e judiciais sempre que necessário, agir de modo a garantir a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas, auxiliar as autoridades sanitárias, garantir os regulamentos funerários, mobilizar a população em caso de incêndio e cumprir outras ordens ou instruções emanadas do presidente da câmara municipal.

1 comentário:

  1. Que agradável ver nesta foto tantos familiares que me deixaram muita saudade mas especialmente o meu avô Afonso Chapita que me criou em sua casa até aos meus vinte anos...
    Não sei se é sabido que o José Sequeira foi durante muitos anos reporter do jornal«REPÚBLICA»e por esse motivo viajava muito por todos os cantos do mundo.Tinha então um hábito muito interessante:enviar de todo o lado um postal ilustrado ao sobrinho Zéca o que resultou numa magnifica coleção de postais e selos da América à Rússia do Brasil a Marrocos coisa rara naqueles anos 50 e 60.Pequenos tesouros para quem lhe dá valor. SÃO G.

    ResponderEliminar

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt