-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

domingo, 13 de novembro de 2011

Nas Águas Belas para turista ver nos anos 60


Postal ilustrado dos anos 60 , nas Águas Belas, Valado dos Frades lavadeiras de encomenda vestidas a rigor com roupas do folclore Nazareno posam para a fotografia, nem falta uma criança a lavar, já que nesse tempo ninguém se importava com o trabalho infantil, o objectivo era vender o postal e atrair turistas para a Nazaré. Estávamos nos anos 60 no começo do turismo de massas em Portugal e da chegada de muitos turistas estrangeiros , na época a maioria eram Franceses.

Turista é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro

Na História da Grécia Antiga, dava-se grande importância ao tempo livre, os quais eram dedicados à cultura, diversão, religião e desporto.

No Império Romano os romanos frequentavam águas termais. Eram assíduos de grandes espectáculos, em teatros, e realizavam deslocações habituais para a costa, para uma vila de férias.

Durante a Idade Média ocorreu num primeiro momento um retrocesso devido ao maior número de conflitos e à recessão económica, entretanto surge nesta época um novo tipo de viagem, as peregrinações religiosas.As peregrinações continuam durante a Idade Moderna.

Com a Revolução Industrial consolida-se a burguesia que volta a dispor de recursos económicos e tempo livre para viajar. O invento do máquina a vapor promove uma revolução nos transportes ,e reduz o tempo das deslocações tanto terrestres como marítimas.

Em 1840, Thomas Cook, considerado o pai do Turismo Moderno, promove a primeira viagem organizada da história, criando em 1851 a Agência de Viagens “Thomas Cook and son”.

Depois da segunda Guerra Mundial, entre 1950 e 1973 inicia-se o “boom” turístico. O turismo internacional cresce a um ritmo superior ao de toda a sua história. Este desenvolvimento é consequência da nova ordem internacional, da estabilidade social e o desenvolvimento da cultura do ócio no mundo ocidental

Portugal sempre se mostrou como um dos destinos turísticos mais seguros da Europa. Se  até 1974 o país ter sofrido com o seu regime ditatorial, após esta data o turismo em terras portuguesas cresceu imenso.
Lisboa e Estoril foram os pólos iniciais do turismo, aos quais se juntaram mais tarde a Ilha da Madeira e o Algarve; actualmente todo o país goza de prestígio em todo o mundo.

Hoje em dia, mais de 13 milhões de turistas anuais percorrem os cerca de 1000 quilómetros de costa, visitam os inúmeros locais considerados Património da Humanidade, cruzam as Planícies do Alentejo, escalam a Serra da Estrela, sobem o Rio Douro, mergulham nas praias do Algarve e da ilha do Porto Santo, encantam-se nos Açores ou, ainda, divertem-se nos muitos casinos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt