-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

sábado, 4 de agosto de 2012

Legião Nacional no Valado em 1936


Fotografia de 1936 no dia da formação formal da Legião Nacional no Valado,esta milícia do Estado Novo tinhacom o objectivo de "defender o património espiritual da Nação e combater a ameaça comunista e o anarquismo". Na foto os primeiros legionários do Valado, entre outros Joaquim Telho, António Ribeiro"Jardineiro", Fernando Ribeiro, João "Cinco Reis", José "Ló-Ló".Esta organização ainda tinha sede no Valado quando foi extinta a 25 de Abril de 1974.

A Legião Portuguesa (LP) constituiu uma organização nacional, integrando uma milícia, que funcionou durante o período do Estado Novo em Portugal. A LP era um organismo do Estado, normalmente dependente do Ministério do Interior. Em caso de guerra ou de emergência grave poderia passar para a dependência do ministro da Defesa Nacional. Podiam pertencer à LP os Portugueses, de ambos os sexos, com mais de 18 anos de idade que tomassem, sob juramento, o compromisso de servir a Nação de harmonia com os intuitos do movimento gerador da organização. Os membros da LP formavam o movimento nacional legionário. Os legionários com instrução militar e fazendo parte das forças da LP constituíam a milícia legionária. Criada em 1936 com o objectivo de "defender o património espiritual da Nação e combater a ameaça comunista e o anarquismo", a partir da década de 1940 a LP passou a ser essencialmente uma organização de defesa civil. A LP foi extinta no próprio dia do 25 de Abril de 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt