-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Voleibol na época de 1966/67


O José Pina praticou várias modalidades  desportivas entre as quais o Voleibol  .Na fotografia  da época 1966/67 representou o INE de Lisboa , é o 3º em cima com o nº9. No Valado a BIR ao longo dos anos tem promovido a prática de muitas modalidades desportivas , entre as quais o Voleibol nos anos oitenta e durante duas épocas, houve voleibol federado na BIR .

Voleibol é um desporto praticado num campo dividido em duas partes por uma rede, jogado por duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro do campo adversário, ao mesmo tempo que se evitar que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos.O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM), era criar um desporto de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol . Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade. Recentemente, o voleibol de praia, uma modalidade derivada do voleibol, tem obtido grande sucesso em diversos países, nomeadamente no Brasil e nos Estados Unidos. Os portugueses Maia e Brenha em 1996 foram quartos classificados nas Olimpiadas de Atalanta nos EUA.

2 comentários:

  1. Em meados dos anos oitenta e durante duas épocas, houve voleibol federado na BIR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação , se tiver alguma foto nós publicanos

      Eliminar

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt