-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

sábado, 2 de novembro de 2013

Um almude dos anos 50 do Séc.xx


Na fotografia que fiz de um almude que Jorge Ribeiro me trouxe para que eu pudesse ver uma obra feita por meu pai no principio dos anos 50 do Século XX. Ainda em muito bom estado este almude de 20 litros feito para seu avô Francisco Fernando Ribeiro,por João Luiz dos Santos " João Latoeiro "  o artista que o fez  , gostei muito de ver.


O almude é uma unidade de medida de capacidade para líquidos, especialmente para vinho, que variava de região para região. Deriva do árabe al-mudd e aparece na documentação portuguesa desde a primeira metade do século XI. Tal como nas regiões ibéricas sob domínio árabe, a sua capacidade tinha no noroeste cristão e nesta época um valor próximo de 0,7 litros. No sistema do Condado Portucalense, o almude equivalia a 2 alqueires (cerca de 6,7 litros). No sistema introduzido por Dom Afonso Henriques e utilizado quase até ao fim da primeira dinastia, parece que o almude equivalia ao alqueire desse sistema (8,7 litros). No sistema introduzido por Dom Pedro I, o almude equivalia novamente a 2 alqueires (cerca de 19,7 litros). No sistema de Lisboa, adapatado e generalizado a todo o reino por Dom Manuel I, o almude equivalia a cerca de 16,8 litros. Na época moderna, o almude oficial era pois de 16,8 litros, no entanto, em diferentes regiões de Portugal, usavam-se almudes que podiam atingir o equivalente a dois alqueires. Além disso, podiam existir almudes diferentes para diferentes líquidos. Assim, por exemplo, em Coimbra o almude era equivalente a 20 litros se fosse de vinho e 10 litros se fosse de azeite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt