-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Bênção dos campos nos anos 40


Fotografia dos anos 40, quando era habitual fazer-se a Bênção dos campos agrícolas , saia-se da Igreja em procissão com uma imagem, e de um alto voltado para os campos era feita  a cerimonia da bênção dos campos.
No passado quando os Frades de Cister de Alcobaça estavam no Mosteiro vinham até uma capela de Nossa Senhora da Piedade, existente  perto do lugar da Torre, antes do rio que divide a Freguesias do Valado da Maiorga .Os Frades de Cister vinham em procissão fazer essa Bênção seguindo depois para a sua Granja do Vallado onde iam almoçar.


Bênção, de uma maneira geral, é uma expressão proferida oralmente constituindo de um desejo benigno para uma pessoa, grupo ou mesmo uma instituição,ou local que pressupõe um efeito no mundo espiritual, de modo a afectar o mundo físico, fazendo com que o desejo se cumpra. Existem variações e especificações conforme a religião. No hebraico, a palavra bênção (berekhah) vem de uma raiz (barakeh, beirakheh) que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. Tanto no hebraico quanto no grego (eulogia) apresenta um sentido de concessão de alguma coisa material. Todavia, a forma grega acrescenta ainda os bens espirituais. Nos dicionários, consta como acção de benzer, favor divino, graça.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt