Valado dos Frades
Placa antiga da Junta
O Valado dos Frades é uma freguesia portuguesa do concelho da Nazaré, com 18,37 km² de área e 3 308 habitantes (2001). Densidade: 180,1 hab/km².
O topónimo, segundo uns deriva de velado (verbo velar) por neste lugar ter existido um frade cuja função era velar os campos que pertenciam ao mosteiro de Alcobaça, segundo outros por nos campos em sua volta existirem muitas valas (campos valados), para a sua drenagem . Quanto a dos frades, deve-se aos frades de Cister que se instalaram em Alcobaça por volta da metade do século XII.
No Valado existiu uma das principais granjas dos coutos de Alcobaça, a quinta do Campo.
Desde a sua fundação que Valado dos Frades pertencia à Pederneira, mas em 1855, face a uma reforma administrativa, passou a fazer parte de Alcobaça. O Concelho da Pederneira foi restaurado em 1898, e em 1912 passou a chamar-se Concelho de Nazaré, passando o Valado à categoria de freguesia.
O centro do Valado antigo em fotos
Praça nos anos 50
Praça nos anos 50
Praça nos anos 50
Praça nos anos 60
Praça nos anos 70
Praça nos anos 80
Praça nos anos 80
Praça nos anos 90
Praça nos anos 90
Largo da Estação
Largo da estação anos 20 com mais movimento
Largo da estação anos 60
Fontes Antigas
Fonte de Cima
Fonte de Cima e o Largo
Fonte de Cima e o Largo
Fonte que substituio a fonte de cima anos 60
Fonte que substituio a fonte de cima anos 70
O Valado pode ter,e tem, uma malha urbana muito mais alargada,sem sombra de dúvida,que esta que a imagem nos mostra dos anos 60 do Século XX,mas esta
tirada do alto do Bárrio é realmente Bonita não é ? Aqui a ladeira e quinta do campo,aquelas manchas verdes.... Enfim,saudades.
Postal Ilustrado da Praça Dr.Oliveira Salazar em Valado dos Frades do ano de 1963.Na foto a praça como foi constuida nos anos 50 ,a marcação na praça era como se pode ver desenhada a pedra preta ,entre a praça e os prédios havia uma rua que foi eliminada nas ultimas obras de remodelação da praça nos anos 90.
É o texto do verso do Postal Ilustrado da Praça ,enviado de Lisboa para Valado dos Frades "Oeste" em 11/10/1963, e veio no Comboio Correio.