-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

domingo, 16 de janeiro de 2011

Dos primeiros Hoquistas do Valado


Fotografia dos anos 50, durante o serviço Militar três dos jogadores desta equipa são Valadeiros, o guarda-redes Anibal ,em baixo ao centro Zico ao seu lado direito Júlio.O hoquei em patins desde os anos 70 até hoje tem sido uma das modalidades mais acarinhadas no Valado ,tendo actualmente a BIR várias equipas jovens e uma equipa sénior a disputar o Nacional da 2ª divisão.
O hóquei em patins, é um desporto colectivo , em que os atletas rolam sobre patins e usam um stick para conduzir uma bola que tentam introduzir na baliza adversária.
O hóquei em patins tradicional é jogado por cinco jogadores, quatro em campo e um guarda-redes. Neste desporto é utilizado o seguinte equipamento: Patins (compostos por quatro rodas cada patim, travão, chassi e bota), setique e bola. Como equipamento de protecção utiliza-se caneleiras, joelheiras, luvas, coquilha e no caso dos guarda, protecção de coxa e mascara para a cabeça.

As origens do hóquei são muito antigas. Foi encontrado um baixo-relevo egípcio, que mostra um grupo de crianças batendo uma bola com um bastão muito grosso. Em Atenas também foi encontrado um baixo-relevo da civilização clássica grega, que representa vários jogadores em posição de jogar uma bola e empunhando aléus (setiques). Em França, nos fins da Idade Média, o jogo era conhecido por Crosse e por vezes chamavam-lhe Hoquet.


Em Portugal, julga-se que o hóquei em patins teve a sua origem no jogo da Choca. Esse jogo era jogado por cinco jogadores munidos de um pau (que podia ser, ou não, curvo na ponta), uma pequena bola de madeira (ou uma pinha) que tinha o nome de reca, choca ou porca, ou em outras localidades, unha de boi (corneta).

O primeiro relato histórico remete-nos para 1873, data em que D. Maria Pia terá apresentado os primeiros patins em Mafra.

Hóquei patins tradicional é praticado actualmente em cerca de trinta países, é muito apreciado em Portugal, Espanha (sobretudo Catalunha e Galiza), Itália e Argentina (desporto-rei em San Juan e Mendoza).

O país com o maior número títulos mundiais é Portugal, seguido pela Espanha. Em Portugal existem actualmente cerca de 150 clubes, com a modalidade de hóquei em patins no activo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt