-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Festa da matança do porco


Fotografia dos anos 60, durante uma matança do porco, era sempre uma festa para onde eram convidados amigos e familiares, para ajudar na matança do porco e para o repasto, normalmente de dois dias.Na foto, jacinta , Irene, Victor Salgadinho, Boga, José Salgadinho, Américo "das Manilhas",Vareda, Joaquim Lourenço, ao meio a beber do garrafão Fernando Salgadinho.

E, nestes tempos em que tanto se fala de ecologia, parece-nos que o porco é a máquina perfeita: transforma os vegetais em carne; alimenta-se do supérfluo, dos acréscimos da família; produz o estrume necessário aos campos do nosso agricultor; e depois de morto, serve de talho para o ano inteiro.
Quando se acabam as colheitas - abóboras, beterrabas, nabos, fruta - e a terra parece descansar, sob a neve ou a geada, para o novo ciclo de produção - é a hora de morrer.
Jejuou a noite anterior para "limpar". Chegam os convidados, bem cedo, a mesa veste-se gulosamente. Para o mata-bicho não falta o bagaço. Mas na mesa ainda estão defuntos do ano anterior: presunto, salpicão, chouriça. Assim esconjurado o frio e preparados para o crime, avança-se para o cortelho. À frente, o homem da faca, de leia na mão, tenta aprisioná-lo pelo focinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt