-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Manuel " Relveiro " e a sua Lista

                                                              Manuel Jesus do Couto

Fotografia dos anos 80 de Manuel Jesus do Couto " Manel Relveiro ", que foi uma das figuras mais populares da nossa Terra.
Durante muitos anos foi barbeiro de profissão e tinha uns sons muito peculiares quando alguém passava na rua em frente da barbearia, ao que muitos retorquíam.... era como que um cumprimento.
Manel Relveiro tinha um preparado farmacêutico que ele fazia, tendo o cuidado de comprar os medicamentos em diferentes farmácias para que nenhum farmacêutico lho copiasse, chegando mesmo a deslocar-se a farmácias de  Caldas da Rainha, era muito procurado por pessoas vindas de muitas localidades para tratamentos diversos de pele,couro cabeludo, e equizemas vários , e segundo muitos "doentes" que já tinham corrido tudo e só aqui encontraram cura. Tinha uma outra actividade ou curiosidade que era a feitura da lista dos óbitos. Desde 1975 a 1996 o Ti Manel anotava todos que morriam cá na terra ,nome ou alcunha e data,e no final de cada ano, escrevia,como está nesta folha de 1975 H 21-  M.22.. Não é um tema muito interessante para o Blogue, de qualquer maneira era uma actividade para a qual muitas vezes era solicitado para saberem em que ano fulano ou fulana partiram.O José seu filho veio ontem trazer-me esta Lista para que , se eu quisesse a publicitasse..

1 comentário:

  1. Pelo contrário, contar um pouco sobre estas pessoas é muito interessante. Muito mais que apenas mostrar as fotografias. Sobre este senhor sei que há muitas coisas que valia a pena serem contadas, tal como da Ti Maria Camocho. É assim que as pessoas permanecem... guardadas na memória pelo que eram, pelas suas particularidades. Adorava saber mais sobre os sons e sobre a lista.

    ResponderEliminar

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt