-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

domingo, 31 de julho de 2016

Casa muito antiga no "Valado velho"

 
Fotografia de uma das mais antigas casas existentes no Valado na zona designada de Valado Velho perto da Igreja numa das casas contiguas existiu até aos anos 40 do séc.XX uma prensa de fuso que foi destruída para transformar a casa em habitação, esta e as outras casas contiguas  foram adega dos frades de Cister de Alcobaça até à sua extinção em 1834 e passaram para a posse da quinta do Campo que posteriormente as vendeu,



Fotografia de Joaquim Ramos vulgo "Joaquim Uí" , foi o seu último morador e proprietário, solteiro e sem irmãos, são herdeiros vários primos que ao que parece não estarão interessados no imóvel já que para resolver a situação do mesmo os custos certamente são superiores ao seu valor.



A Ordem estabeleceu-se em Portugal pela primeira vez em Tarouca em 1144, antigo mosteiro beneditino. Todos os mosteiros cistercienses do século XII mudaram de observância, só Alcobaça foi fundado de novo. Durante o século XII as fundações mais importantes e numerosas são as das monjas: Lorvão, Celas, Arouca e São Bento de Cástris, protegidas pelas infantas-rainhas Teresa, Sancha e Mafalda, e Odivelas todas dependentes de Alcobaça. Durante este período não houve em Portugal ordem mais poderosa, devido sobretudo à riqueza de Alcobaça que foi também o centro artístico e intelectual da Ordem.No século XVIII entram em decadência e são extintos em 1834, seguindo-se a posterior extinção dos mosteiros femininos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt