-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

sábado, 23 de julho de 2016

No Vale dos Caídos em 1970

             
 Fotografia de 1970 excursionistas Valadenses  a Espanha que visitam o Vale dos Caídos.
Foto de José  Duarte


Valle de Los Caídos (em português: "Vale dos Caídos") ou Abadia da Santa Cruz do Vale dos Caídos é um memorial franquista monumental e basílica erguida entre 1940 e 1958, a cerca de 40 km de Madrid, no município de San Lorenzo de El Escorial, em memória dos nacionalistas mortos na Guerra Civil Espanhola, de 1936-1939.
Foi mandado erigir pelo ditador espanhol Francisco Franco, que, apesar de não ser uma vítima da Guerra Civil, está enterrado no Valle juntamente com outros 33 872 combatentes nacionalistas da Guerra Civil.
Inclui uma basílica escavada dentro da rocha, na qual estão sepultados os mortos de ambos os lados que se enfrentaram na citada guerra. No mesmo complexo há uma biblioteca e uma abadia beneditina.
Sobre a colina que se sobrepõe à basílica, encontra-se uma cruz monumental que pode ser acedida pelo Funicular do Vale dos Caídos.
O memorial é visto de duas maneiras muito diferentes:
como monumento exemplar das grandes obras do ditador Francisco Franco e, até há pouco tempo, um ponto de encontro para os nostálgicos do franquismo;
como o monumento ligado à exaltação fascista, já que a sua construção foi feita quase na totalidade através da exploração da mão de obra dos republicanos, a facção derrotada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt