Os guardas florestais que prestavam serviço na mata do Valado são, José Palmeiro,José Lopes, J.Viola, e Feliciano Nascimento. Naquela data o Mestre Florestal era António Silva Lopes " O Mestre Lopes" .
Guarda Florestal é o nome do serviço de vigilância e fiscalização das florestas e das actividades nelas realizadas, como a caça e, complementarmente, a pesca nos rios e outras águas interiores.
Fotografias de Pessoas, Edifícios,Acontecimentos e Lugares de Valado dos Frades durante o Século XX
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Guardas Florestais do Pinhal de Leiria
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Envio de Fotografias por mail
Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:
jfernando-sol@netvisao.pt
jfernando-sol@netvisao.pt
Ainda tenho uma vaga ideia de um meu familiar, usar o uniforme que a imagem documenta, que veio a ser substituido em 1959 por outro de cor castanha, que ainda perdura,pelo menos nos fiscais da caça, actualmente com as sucessivas alterações, começo a ter dificuldade em matéria de forças de segurança, saber quem é quem,como gosto de coleccionar bonés de todo os serviços do Estado agradecia a alguém que tivesse um desta época que pudesse dispensar.
ResponderEliminarNão se vislunbra a razão porque esta classe foi extinta,a não ser por satisfação de alguns caciques locais,ao contrário os pretendentes a sobas, Presidentes de Câmara, começam a criar guardas municipais que aparecem como cogomelos em cada um dos seus feudos,por aí se vê para que servem os cargos, caça á multa,para alimentar a parasitada, talvez as outras forças policiais não lhes satisfizessem as vontades, pelo contrário a D.G. Florestas, fica com a administração da grande parte das serras de país, mas sem meios para poder executar o que quer que seja.Os bombeiros é o que se sabe na defesa da floresta,consultem uma ficha , em (as causas dos incéndios em Portugal), vejam os meios usados e duração dos fogos, como trabalhei nessas extintas brigadas de incêndios, embora nos anos 69,71, posso afirmar, era mesmo assim, não havia,não havia interesses,escondidos por trás de comandantes de bombeiros, nem conlúios com empresários ligados ao sector da madeira.
ResponderEliminar