-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

domingo, 3 de outubro de 2010

O Moleiro

Em meados do século XX, o Moleiro Patareco,junto ao rio onde tinha o moinho, carregado com dois saquinhos de farinha prepara-se para percorrer mais de um Km que o separava do Valado, para vender a farinha.
José Jordão " O Ti Zé Patareco" É descendente de uma das Famílias mais antigas do Valado " JORDÃO ". O Ti Zé andava sempre a cravar o cigarrito aos amigos "não é que preciza-se" ,a quem lhe dizia : Ó ti Zé porque não compra uma onça de tabaco ? logo respondia : Não posso . O Médico diz que não posso fumar sempre do mesmo tabaco , tem que ser de uns e outros !


Moleiro (do latim molinarìus) é uma antiga profissão ligada à moagem de cereais, especialmente à do trigo para a fabricação de farinha. O termo moleiro denominava tanto trabalhadores braçais de um moinho, como o proprietário de um moinho.

A profissão de moleiro é uma das mais antigas ocupações humanas e surgiu de forma independente em várias partes do mundo, tendo sido essencial para o desenvolvimento da agricultura.
A profissão do moleiro deu origem a um apelido de família (Moleiro) apesar de ser pouco comum. Já em outras línguas, sobre nomes derivados do ofício de moleiro estão entre os mais populares, como "Miller" em inglês, "Müller" em alemão e "Molinari" em italiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt