-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ponte do rio da Areia

Uma pausa para merenda nos anos 50,na faina difícil da extracção de areia (para venda para a construção)do leito do rio da Areia no Valado pode ver-se o arco da ponte da estrada nacional que liga o Valado a Alcobaça, nos dias de hoje esta ponte apenas serve caminhos rurais ,foi substituída por nova ponte que passa por cima  do rio e da A8.



Já preparados para merendar o da direita tem uma bilha de barro para a água o da esquerda um pirolito de madeira para o vinho,nem se esqueceram de dar pasto ás vacas,ao fundo por detrás do arco da ponte um grupo de mulheres lava a roupa nas águas límpidas do rio até aos anos 70 quando começaram a lavar aqui cenouras este local era um dos lavadouros do Valado.

Areia é um material de origem mineral finamente dividido em grãos composta basicamente de dióxido de silício, com 0,063 a 2 mm.

Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por acção do vento ou da água. Através de processos de sedimentação pode ser transformada em arenito.É utilizada nas obras de engenharia civil em aterros, execução de argamassas e concretos e também no fabrico de vidro.

Normalmente é extraída do fundos dos rios com dragas, chamado dragagem, que pode ocasionar graves danos ambientais,mas também pode ser extraída dos leitos dos rios no verão quando o caudal é menor e ajuda a desassorear os rios, em seguida é lavada, peneirada e posta para secar e utilizada conforme sua granulação.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt