Fotografias de Pessoas, Edifícios,Acontecimentos e Lugares de Valado dos Frades durante o Século XX
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Uma Vida no Brasil
A Alda Barqueiro e o Atayde ,são na minha geração , o casal que me lembro , á mais tempo ter Emigrado para o Brasil .No ano 1958 . Este casal casadinhos de pouco tempo lá partiram para o País Irmão ,em busca de uma vida melhor . A Alda só passados 40 e poucos anos veio a Portugal e voltou de novo para o Brasil onde teem sua vida . A propósito . Parece que o Atayde faz hoje ( dia 20 de Outubro Anos) Parabéns.
Emigração portuguesa para o Brasil, é o movimento populacional de Portugal para o Brasil. Os portugueses constituíram o segundo grupo que mais povoou o Brasil, atrás apenas dos Africanos. A seguir ao descobrimento do Brasil, em 1500, começaram a aportar na região os primeiros colonos portugueses. Porém, foi só no século XVII que a emigração para o Brasil se tornou significativa. Após a independência, na primeira metade do século XIX , a emigração portuguesa ficou estagnada. Cresceu na segunda metade do século XIX, alcançando seu ápice na primeira metade do século XX.A partir da metade do século XIX, a imigração portuguesa no Brasil tomou caráter quase que exclusivamente urbano. O perfil do imigrante português também se alterou: antes, a maioria era composta por homens solteiros. A partir do final do século XIX, as mulheres portuguesas também chegaram ao Brasil.Após a II Guerra Mundial, os portugueses foram os únicos que continuaram a chegar em grande número ao Brasil. Entre 1945 e 1959 ainda chegaram ao Brasil cerca de 250 mil portugueses. A partir de então, os portugueses passaram a interessar-se pouco em atravessar o Oceano Atlântico. De tal modo, a secular imigração portuguesa para o Brasil tornou-se mínima.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Envio de Fotografias por mail
Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:
jfernando-sol@netvisao.pt
jfernando-sol@netvisao.pt
Colcar estas fotografias antigas de pessoas que emigraram para o Brasil é uma ideia muito interressante,é possivel que os próprios ou algum descendente as possa ver e comunicar consigo, o meu tris-avô também foi emigrante no Brasil,mas não esteve lá muitos anos, não se deu bem com o clima.
ResponderEliminar