Fotografias de Pessoas, Edifícios,Acontecimentos e Lugares de Valado dos Frades durante o Século XX
domingo, 27 de março de 2011
Represa do Rio dos Outeiros (Alcôa)
Fotografia dos anos 50 , na ponte da então novíssima represa no rio Alcôa, construída nessa época para rega dos campos do Valado e da Cela, que trouxe a possibilidade de desenvolver as culturas agrícolas de regadio nesses campos.Na ponte Alda da Cruz e a mãe Idalina.
Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.
As barragens foram, desde o início da história da Humanidade, fundamentais ao desenvolvimento. A sua construção devia ser sobretudo à escassez de água no período seco e à consequente necessidade de armazenamento de água, feito em barragens executadas de forma mais ou menos empírica. A nível mundial algumas das barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egipto, Médio Oriente e Índia. Na Índia apareceram barragens de aterro de perfil homogéneo com descarregadores de cheias para evitar acidentes provocados pelo galgamento das barragens. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de construir um crescente número de barragens, o que permitiu o progressivo aperfeiçoamento das técnicas de projecto e construção. Apareceram então as primeiras barragens de aterro modernas, assim como as barragens de betão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Envio de Fotografias por mail
Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:
jfernando-sol@netvisao.pt
jfernando-sol@netvisao.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário