Gatear
Loiça Partida
Há muitos anos que este utensílio, ferramenta ou o que lhe queiram chamar, faz parte dos utensílios que avivam as minhas memórias e me transportam à minha meninice.
Nos meus três ou quatro anos de idade, parei muitas vezes para ver o especialista usar este antecessor do berbequim, abrindo furos onde depois encaixava os gatos, para reparar loiça, que por ser cara comparando com o que ganhava um trabalhador do campo, não se podia deitar fora.
Outros tempos... nem melhores nem piores, apenas outros tempos com outros valores...alguns perdidos, como a utilidade desta ferramenta.
Quando e se entenderem que poderão ser postadas fotografias não só de
pessoas, e queiram utilizar estas, disponham.
Aproveito
para desejar a todos os Valadenses um Natal feliz com muitas brindeiras (alguns
possivelmente já não sabem o que são brindeiras)e um 2012... que se passe.
Alberto
Nascimento
Fotografia e texto enviados por mail por Alberto Nascimento, o que agradecemos
Fotografia de um alguidar em barro vermelho,onde foram aplicados grampos ou gatos, o furador da foto anterior servia para furar de forma manual a cerâmica, para depois introduzir os gatos, unindo assim as rachas existentes.
Bom Dia
ResponderEliminarprocurava justamente um gateador como o que via utilizar meu Pai, ferramenta fascinante para min na epoca menina de escola. Como tb sou muito mexirica (adoro trabalhos manuais) vou tentar construir um.
Obrigada
Lurdes G