-Valado dos Frades- terra da abóbora e os seus campos fotografia de 1962

sábado, 24 de janeiro de 2015

Sede da Junta de Freguesia nos anos 60


Fotografia dos anos 60 da sede da junta de Freguesia inaugurada poucos anos antes. Do lado esquerdo das escadas o placar do Clube Recreativo que nesse dia anunciava um baile , também era neste placar que eram penduradas as fotografias dos filmes, que anunciavam as sessões de cinema até aos anos 80, quando o Clube deixou de passar cinema porque já não tinha espectadores que o justifica-se. O Clube Recreativo Valadense,  passou filmes na sua sala por mais de 40 anos ás quartas-feiras, sábados e domingos. Os filmes vinham da Castelo Lopes de Lisboa primeiro no comboio mais tarde nas camionetas de transporte de passageiros em grandes caixas de lata que protegiam as peliculas, e erem devolvidas da mesma forma. A sala do Clube foi durante muitos anos uma das boas salas de cinema do distrito de Leiria.

Portugal não ficou parado após a invenção “mágica” dos irmãos Lumière. De facto, o cinema não demorou muito a instalar-se no nosso país. Após as primeiras apresentações em Paris, no mês de Dezembro de 1895, os filmes dos Lumière começaram a correr mundo e a deixar marcas por onde passavam. O que é certo é que muitos outros operadores começaram a captar imagens um pouco por todo o lado. Logo no Verão de 1896, Lisboa mostrou-se como uma das capitais europeias pioneiras do cinema, ao assistir a sessões do Cinematógrafo, a que se seguiriam várias projecções no Porto. Um dos espectadores mais atentos dava pelo nome de Aurélio da Paz dos Reis, considerado o principal introdutor da arte cinematográfica em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Envio de Fotografias por mail

Quem tem fotografias antigas do Valado ou de Valadenses e as queira partilhar neste Blog deve enviar as fotografias de preferência comentadas para o seguinte mail:

jfernando-sol@netvisao.pt